Setembro amarelo: O que é? Como apoiar? Onde buscar ajuda profissional?

Setembro Amarelo é uma campanha brasileira de prevenção ao suicídio, iniciada em 2015 em Brasília. É uma iniciativa do Centro de Valorização da Vida (CVV), do Conselho Federal de Medicina (CFM) e da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP).No Brasil, há um suicídio a cada 45 minutos. Os dados mundiais indicam que ocorre uma tentativa a cada três segundos e um suicídio a cada 40 segundos. No total, chega-se a 1 milhão de suicídios no mundo. Provocar o fim da própria vida está entre as principais causas das mortes entre jovens, de 15 a 29 anos, e também de crianças e adolescentes.
Como acolher? A importância da fala
Se perceber que há alguém em situação de risco, com pensamentos suicidas, o mais aconselhável é que haja uma conversa aberta e acolhedora. Um diálogo respeitoso, empático e compreensivo pode fazer a diferença. O que essa pessoa deve ter é a sua escuta e atenção, sem críticas, julgamentos ou desmerecer como ela se sente. Ninguém quer ser um suicida, então antes de criticar, imagine o sofrimento desse sujeito, que o leva a crer que a melhor forma de parar a sua dor é acabar com a sua vida. Oferecer suporte emocional e informar sobre ajuda profissional é fundamental nessa hora.
O melhor lugar para ter essa conversa é em um lugar tranquilo, sem pressa, respeitando o tempo da pessoa para se abrir, se quiser compartilhar.
Ser empático, é ouvir do lugar do outro, buscar compreender o que ele está passando, pelas experiências e perspectivas dele, sendo assim, não há lugar para o julgamento.
Se
 perceber ao longo da conversa que esses pensamentos foram planejados com clareza e que essa pessoa está decidida de como pode concretizar o ato, ela não deve ficar sozinha e é importante compartilhar com alguém próximo a ela ou acionar um serviço de saúde. Nesse momento o mais importante é cuidar e preservar a vida dessa pessoa.
Onde buscar ajuda profissional?
Fonte: https://catracalivre.com.br/saude-bem-estar/prevencao-suicidio/
CAPS
Os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) nas suas diferentes modalidades são pontos de atenção estratégicos da RAPS: serviços de saúde de caráter aberto e comunitário constituído por equipe multiprofissional e que atua sobre a ótica interdisciplinar e realiza prioritariamente atendimento às pessoas com sofrimento ou transtorno mental, incluindo aquelas com necessidades decorrentes do uso de álcool e outras drogas, em sua área territorial, seja em situações de crise ou nos processos de reabilitação psicossocial e são substitutivos ao modelo asilar.
Unidades Básicas de Saúde
A Unidade Básica de Saúde (UBS) é o contato preferencial dos usuários, a principal porta de entrada e centro de comunicação com toda a Rede de Atenção à Saúde. É instalada perto de onde as pessoas moram, trabalham, estudam e vivem e, com isso, desempenha um papel central na garantia de acesso à população a uma atenção à saúde de qualidade.
UPA 24H
A Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h) faz parte da Rede de Atenção às Urgências. O objetivo é concentrar os atendimentos de saúde de complexidade intermediária, compondo uma rede organizada em conjunto com a atenção básica, atenção hospitalar, atenção domiciliar e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU 192.
Centro de Valorização da Vida
O CVV – Centro de Valorização da Vida realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo, por telefone, email, chat e voip 24 horas todos os dias.
A ligação para o CVV em parceria com o SUS, por meio do número 188, são gratuitas a partir de qualquer linha telefônica fixa ou celular.
Também é possível acessar o site do CVV para chat, Skype, e-mail e mais informações sobre ligação gratuita, ou conferir aqui os postos de atendimento.
Ajuda psicológica gratuita
Universidades públicas e particulares no Brasil que possuem em sua grade o curso de Psicologia normalmente possuem atendimento psicológico gratuito para a comunidade. Há profissionais particulares que oferecem cotas de atendimento psicológico social para pessoas em situações financeiras vulneráveis.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *